Projeto de Máquina: Objetivo, Etapas e Vantagens!

Que as máquinas são de extrema importância no dia a dia da sociedade nós já sabemos, estando elas presentes nos setores industriais (linhas de produção), urbanos (meios de transporte, eletrodomésticos), rurais (maquinário agrícola), entre outros. Porém, você já imaginou qual o processo feito para a elaboração de um projeto de máquina?

É esta dúvida que iremos sanar hoje!

Antes das máquinas serem inseridas em seus respectivos setores, alguém teve de pensar “como seria” este aparelho, qual sua aplicação, os materiais para sua construção, rota de fabricação, design, custos, ou seja, realizar seu projeto mecânico. Veremos como é realizado e dividido as etapas do projeto de máquina.

Elaboração de um projeto de máquina

O que é?

O projeto mecânico engloba uma série de informações e etapas na qual se deseja atender às necessidades de quem o encomendou de maneira eficiente e barata. A equipe de PMO (Project Management Office) da Precisão Engenharia realiza o projeto com auxílio de softwares específicos para analisar, modelar e projetar máquinas, como SolidWorks, Ansys e Autodesk Inventor.

Lembrando que todos projetos, antes de serem devidamente entregues, são realizados sob orientação de professores doutores da engenharia mecânica, e revisados por um engenheiro mecânico já formado.

Etapas do projeto de máquina

As etapas do projeto de máquina são:

  • Reunião Diagnóstica
  • Análise de Viabilidade
  • Atribuição
  • Metodologia Ágil
  • Dimensionamento e Desenvolvimento de Mecanismos
  • Desenho 3D e 2D
  • Comunicação e Verificação
  • Entrega

Reunião Diagnóstica

Nesta primeira etapa, é feita uma reunião com o possível cliente para estudar quais são as necessidades que o projeto deve sanar. Para essa reunião, a Precisão Engenharia é representada por membros da equipe Comercial e por membros da equipe de Projetos.

Durante esta reunião, o possível cliente apresenta as motivações do projeto de máquina. Sendo comum entre elas o aumento de produção através da implementação de máquinas no processo, melhoria de equipamentos e máquinas, melhorias na ergonomia de atividades, segurança do trabalho e adaptação a normas, inovação, etc.

Após essa apresentação, os membros do comercial e de projetos da Precisão, efetuam algumas perguntas a fim de levantar o máximo possível de informações. Como por exemplo, qual será a urgência do projeto?, onde será introduzido o equipamento ou a máquina?, etc. Com as informações coletadas a equipe estabelece um prazo para efetuar a análise de viabilidade.

Análise de Viabilidade de um Projeto de Máquina

Após a reunião diagnóstica, com as informações coletadas a equipe de projetos da Precisão Engenharia se reúne para discutir a viabilidade do projeto. Nesta reunião, utilizando algumas ferramentas, é levantado todos os prós e contras na execução do projeto de máquina, os quais são atribuídos pesos, e no final, após o brainstorming da equipe, determina-se a viabilidade ou não do projeto.

Entre os prós e contras de um projeto pode ser avaliada a complexidade, a experiência da equipe para desenvolvê-lo, se há projetos semelhantes no mercado, disponibilidade de suporte técnico, necessidade de fabricação de componentes, possibilidade de parceria com outras empresas juniores, automação, qual o prazo de desenvolvimento, se há urgência, o custo e o retorno financeiro.

Caso exista a necessidade, é proposto ao cliente um “Pré-Projeto”. O Pré-Projeto é um serviço oferecido pela Precisão Engenharia, o qual em um curto período de tempo, utilizando algumas ferramentas da engenharia, elabora-se um projeto “minimalista”. Ou seja, um projeto que leva em consideração as principais partes do projeto e também, através das ferramentas de modelagem, busca-se visualizar o projeto final.

Esse serviço nos oferece uma análise de viabilidade mais assertiva para o projeto, pois os estudos para visualização do projeto final são efetuados de maneira mais aprofundada. Este serviço também é muito interessante para clientes que buscam inovar no mercado e querem visualizar suas ideias de maneira mais clara antes de dar inicio ao projeto de fato.

Atribuição

Após a realização da análise de viabilidade, caso o projeto seja considerado viável, atribui-se o projeto a equipe especialista no segmento do mesmo. A equipe responsável contará com um Gestor de Projetos que irá maximizar as atividades através de metodologias de gerenciamento de projetos, a fim de que todas as etapas e prazos sejam cumpridos conforme previsto em contrato.

Metodologia Ágil

Dentre as metodologias de gerenciamento de projetos a mais utilizada pelos Gestores da Precisão é a metodologia Scrum. Nessa metodologia o projeto é cascateado em objetivos menores, os quais são chamados de Sprint’s. Com a conclusão dos Sprint’s o objetivo maior que é a conclusão do projeto é alcançado. Essa metodologia permite também que o cliente receba o projeto na forma de “entregáveis”. Ou seja, a cada etapa do projeto concluída o cliente recebe tudo que foi realizado nessas etapas.

Dimensionamento e Desenvolvimento de Mecanismos

Durante o projeto de máquina, estuda-se todas as variáveis que o compõem. Neste estudo são realizados os cálculos e simulações de engenharia a fim de se alcançar o grau de precisão estabelecido.

Essa é uma das etapas mais importantes dos projetos, que contam com o auxilio de professores doutores em engenharia e engenheiros formados, para que o grau de precisão dos projetos sejam alcançados.

Também são utilizados alguns softwares como Solidworks e Ansys que nos permitem visualizar os possíveis esforços que os componente venham sofrer durante seu trabalho.

Desenho 3D e 2D 

No desenvolvimento dos projetos, realiza-se os desenhos 2D e 3D através de ferramentas computacionais como o SolidWorks por exemplo. São esses desenhos que possibilitam o projeto ganhar forma (modelagem) e permitem que os fabricantes de projetos mecânicos possam fabricá-los conforme simulado no projeto. Esta etapa faz parte dos possíveis entregáveis do projeto, o que possibilita que o cliente de prosseguimento ao projeto junto ao fabricante de projetos mecânicos.

Deseja aprender mais sobre modelagem 3D em SolidWorks? Então clique aqui!

Comunicação e Verificação

Ao longo de toda a execução do projeto é mantida a comunicação com o cliente, apresentando todas as atualizações e possíveis ajustes, justamente para atender as necessidades do projeto de máquina e dos prazos pré-estabelecidos.

Essa comunicação será efetuada pelo contato com o gestor de projetos ou membros da equipe comercial da Precisão Engenharia. Sendo o projeto executado na forma de entregáveis, a medida que é finalizada uma etapa o cliente é notificado e a etapa concluída é enviada na forma que atenda o cliente.

Entrega

Com a finalização do projeto, o cliente é notificado e todos os conteúdos são entregues da forma que satisfaça o que foi proposto, caso o projeto seja no formato de entregáveis, a cada etapa concluída o material é entregue diretamente ao cliente. Toda a equipe fica a disposição do cliente caso exista dúvidas ou necessidade por parte do cliente na busca por um fabricante do projeto mecânico.

Vantagens

Realizar um projeto de máquina com uma equipe capacitada como a da Precisão Engenharia garante que a idealização de um projeto possa ser materializado de maneira profissional.

O desenvolvimento seguindo uma metodologia entrega um produto que cumpre seus requisitos e gera uma satisfação maior. Além do fato de promover otimizações a projetos já existentes, automação de processos e principalmente a redução de custos.

Conhecimentos necessários

Para a realização de um bom projeto mecânico, o projetista necessita ter um conhecimento bem amplo na área de Engenharia Mecânica, pois é necessário entender como o movimento desejado pode ser atingido através de mecanismos, quais os efeitos dos materiais empregados nas peças, saber selecionar elementos de máquinas apropriados e desenvolver modelos por meio softwares como AutoCAD, SolidWorks e Matlab.

Como pedir o meu projeto de máquina?

Conseguimos perceber como um projeto mecânico bem desenvolvido pode ajudar muito no nosso dia a dia e evitar diversas dores de cabeça. Portanto, para o desenvolvimento de excelentes projetos consulte a equipe da Precisão Engenharia e traga-nos suas ideias! Oferecemos a realização de um pré-projeto a baixo custo.

Cases de Projeto de Máquina

Caso tenha se interessado e queira ver um pouquinho mais a respeito de nossos serviços, acesse um de nossos cases de sucesso. Neste projeto de máquina nos foi pedido a elaboração de uma máquina de brincos!

Perguntas Frequentes

Como fazer um projeto de máquina?

Em um processo de criação de um projeto de máquina é fundamental a realização de diversas etapas, dentre elas estão:

  • Reunião Diagnóstica
  • Análise de Viabilidade
  • Atribuição
  • Metodologia Ágil
  • Dimensionamento e Desenvolvimento de Mecanismos
  • Desenho 3D e 2D
  • Comunicação e Verificação
  • Entrega

O que é um projeto de máquinas?

Projeto de máquina se trata de uma área da engenharia mecânica aplicada, na qual é feita a elaboração técnica de uma máquina. Sendo comum entre os objetivos do projeto o aumento de produção através da implementação de máquinas no processo, melhoria de equipamentos, máquinas, ergonomia de atividades, segurança do trabalho, adaptação a normas, inovação, etc.

Para que serve um projeto de máquina?

O projeto de máquina é feito para aprimorar processos de produção, sendo comum sua utilização para o aumento de produção através da implementação de máquinas no processo, melhoria de equipamentos, máquinas, ergonomia de atividades, segurança do trabalho, adaptação a normas, inovação, entre outros.

O que é um projeto mecânico?

Um projeto mecânico tem como objetivo realizar a elaboração técnica de um mecanismo, evitando custos com protótipos. Uma das divisões dos projetos mecânicos é chamada projeto de máquinas, responsável por criar ou aprimorar máquinas de forma a melhorar a produção.

Quer aprender Modelagem 3D em SolidWorks?

Você sabia que praticamente todos os projetos de máquina da Precisão Engenharia são realizados por meio do software SolidWorks?

Este software é a ferramenta mais completa em modelagem da engenharia atual, possibilitando que você crie praticamente qualquer produto, indo de uma simples peça de um mecanismo até uma edificação inteira! Dessa forma, todos nossos membros são capacitados por meio do curso de Modelagem 3D da VFG Engenharia.

Deseja aprender como modelar em 3D com segurança, qualidade e rapidez? Então clique aqui!

Imagem padrão
Rafael Borgheri dos Santos
Artigos: 0

Deixar uma resposta