O que é Movimento Empresa Júnior

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu em 1967 na França, com o intuito de fazer os alunos colocarem em prática técnicas e conceitos lecionados em sala de aula. A primeira Empresa Júnior da história foi a ESSEC (L’Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris), em Paris – França. Os alunos desta Instituição de Ensino, conscientes da necessidade de complementarem os seus conhecimentos, através da aplicação prática dos mesmos, criaram a Junior-Entreprise, uma associação que proporcionasse uma realidade empresarial, antes da conclusão dos cursos que estavam realizando. 

Mais tarde, em 1986, quando já existiam mais de 100 Empresas Juniores francesas, o conceito começou a difundir-se pelo restante da Europa e, depois de um tempo, chegou ao Brasil em 1987 através do Sr. João Carlos Chaves, diretor da Câmara de Comércio Franco-Brasileira. Em 1989 é criada a primeira Empresa Júnior brasileira, da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e em 1990, sete empresas se uniram para fundar, no mês de junho, a FEJESP (Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo).

A partir daí, o Movimento cresceu exponencialmente e, hoje, o Brasil é o país que possui maior número de Empresas Juniores do mundo, contando com mais de 800 em mais de 20 estados e com mais de 32.000 Empresários Juniores.

O Movimento Empresa Júnior através da vivência empresarial forma empreendedores que são agentes transformadores da realidade. A realização de projetos representa uma grande oportunidade de aprendizado, pois entregar um serviço de qualidade com baixo custo, faz com que seja possível vivenciar as atividades práticas relacionadas ao curso e complementar com a experiências que não são contempladas em sala de aula.

Além disso, desenvolve as empresas clientes, fomenta o empreendedorismo no nosso país, e proporciona experiência prática aos empresários juniores. O MEJ é um movimento que através da educação e empreendedorismo transforma universitários, empresários e principalmente, o Brasil

DEPOIMENTOS

As empresas juniores fazem parte da formação de inúmeros alunos, não só da Engenharia Mecânica. Aqui estão alguns deles.

Vinnícius Okushiro Ayres
Vinnícius Okushiro AyresDiretor de Marketing da Precisão (2020)
Leia Mais
Foi dentro da Precisão grande parte do meu desenvolvimento profissional. Comprometimento com resultados, organização, gestão de equipe e proatividade são valores que eu já sabia a importância antes de entrar no movimento, no entanto foi durante minha jornada na Precisão que entendi o quanto esses valores eram abstratos para mim antigamente. Aprendi que mais que palavras, essas qualidades são ações que devemos ter diariamente, que mesmo entre os picos de motivação temos responsabilidades, que resultados não vem com ideias tiradas da cartola, mas sim com comprometimento e esforço, que constância é melhor do que picos de trabalho, que pessoas mesmo pensando diferente podem se unir por um propósito.

Em fim agradeço a Precisão por me mostrar o significado de palavras hoje tão importantes para mim. E se hoje tivesse que descrever tudo isso em uma frase seria “amor pelo propósito”. Voa Precisão!!!
Roger Costa
Roger CostaLíder de Inovação do Núcleo Bauru (2020)
Presidente da GeoAmbiental Jr. (2019)
Leia Mais
Sempre tive o desejo de contribuir para o meu país de algum forma e encontrei no Movimento Empresa Júnior (MEJ), o propósito de colaborar para um Brasil mais ético, competitivo, educador e colaborativo através da formação de líderes e cidadãos que fazem a diferença.

Assim, fazer parte do MEJ, para mim, é umas experiências mais enriquecedoras na graduação. No movimento, tive o privilégio de aprender na prática o que minha profissão em formação tem a contribuir para a sociedade e tive a oportunidade de desenvolver muitas habilidades que vão além do conhecimento teórico.
Lorena Jacomassi
Lorena JacomassiVice-Presidente da Precisão (2020)
Leia Mais
Minha jornada na Precisão começou em 2018, nessa jornada aprendi muito sobre as áreas em que trabalhei, mas também aprendi muito sobre mim mesma: descobri coisas que gostava de fazer e desenvolvi muitas habilidades, me capacitei para realizar serviços e para lidar com pessoas.

Tenho muita gratidão e orgulho de fazer parte dessa empresa pois aqui tenho uma segunda família, com pessoas que estão sempre buscando dar o seu melhor, todos os dias aprendendo algo novo e procurando por oportunidades e novas metodologias para desenvolver ao máximo nosso time e entregar a melhor solução para nossos clientes.
Newton de Barros
Newton de BarrosPresidente da Precisão (2020)
Leia Mais
Fazer parte da Precisão foi enriquecedor no âmbito profissional, permitindo uma experiência de liderança e uma visão estratégica de como funciona cada área de uma empresa. Trazendo uma visão do mercado de trabalho ainda na graduação
Previous
Next