Marketing para Hamburguerias: 7 Dicas Imperdíveis!

É um fato que o ramo alimentício é um dos setores que mais crescem no Brasil atualmente, porém, de forma consequente, também ocorre o aumento de concorrência. Portanto, para um negócio sobreviver ao mercado ele deve se inovar e renovar constantemente, adotando estratégias e destacando-se dentre os outros. Nesse texto vamos ver como utilizar 7 estratégias de marketing para fazer sua hamburgueria crescer

Antes de tudo, vamos fazer um exercício mental.

Pense em uma hamburgueria. Pensou?

Agora imagine o logotipo dela. Conseguiu?

Então, você já parou para analisar como essas informações foram parar de forma tão sólida na sua cabeça?

Bom, nesse post iremos te apresentar estratégias de curto, médio e longo prazo de marketing para hamburguerias e tornar seu negócio uma marca registrada na memória de seus clientes, assim como essa hamburgueria que pensou!

1. Crie anúncios online

Segundo dados da Hootsuite, o Brasil é o segundo país que passa mais tempo na Internet. Essa informação já trás uma enorme justificativa do porquê investir em anúncios online, mas não para por aí!

Sabe quando você pesquisa algo na internet e logo após tem a impressão que aquele produto está em todos os lugares que acessa? Bom, é exatamente assim que funcionam os anúncios online!

Um dos maiores benefícios de anunciar na internet se trata do direcionamento seguido da otimização financeira, deixe eu te explicar melhor, em plataformas de anúncio como Google Ads e Facebook Ads você consegue anunciar em diversos locais como:

  • Youtube
  • Facebook Feed
  • Facebook Stories
  • Instagram Feed
  • Instagram Stories
  • Rede de Pesquisa do Google
  • Gmail

Além disso, você pode direcionar seu anúncios a potenciais clientes, dessa forma, as plataformas distribuirão seu conteúdo pago à pessoas que já demonstraram interesse na área de seu produto.

É muito importante destacar que os anúncios podem ajudar praticamente todas as estratégias de marketing para hamburguerias apresentadas aqui, pois a distribuição paga de conteúdo faz mais pessoas serem atingidas em menor período de tempo.

A cada dia as plataformas como Facebook e Instagram estão entregando menos suas publicações para os seus seguidores. Dessa forma a solução é utilizar dos anúncios para aparecer para mais pessoas.

Veja alguns exemplos que separamos para você!

2. Entenda o nível de conhecimento do seu cliente

Você, como um bom trabalhador do ramo alimentício sabe a importância de um lanche ser servido quentinho não é mesmo? Mas já ouviu falar da “temperatura” do cliente?

Bom, a temperatura do cliente é dividida em 3 segmentos: Frio, Morno e Quente. Acompanhe os próximos tópicos para entender o que são e como utilizá-las a favor do marketing da sua hamburgueria!

Cliente Frio

Trata-se da pessoa que ainda não conhece seu estabelecimento, pode até ter “esbarrado” algum momento em sua marca, mas não teve interesse em consumi-la devido a falta de conhecimento a respeito dela.

Exemplo:

Uma pessoa que quer comer algo fora mas não conhece seu estabelecimento, mesmo frequentando uma área próxima do local de seu estabelecimento. Para sanar esse problema você pode começar a anunciar localmente pelo Facebook Ads e atingir as pessoas que estão à 5km do seu estabelecimento. Dessa forma você consegue aparecer para potencias clientes e sem precisar de uma grande verba de anúncio.

Essa distância e o anúncio em si podem variar, isso depende da cidade que você está, mas faça testes começando com uma distância pequena (1km, por exemplo) e coloque o anúncio para aparecer uma hora antes de você abrir a sua hamburgueria. Depois vá aumentando a distância ou troque o horário para otimizar seus resultados.

Exemplo de como segmentar um público no Facebook para fazer o marketing de hamburguerias
Exemplo de segmentação de público no Facebook

Cliente Morno

Neste nível o cliente já conhece sua marca, ou até mesmo já acompanha seu conteúdo produzido nas redes sociais, porém ainda não teve aquele incentivo de comprar. Esta classe também pode ser chamada de potenciais clientes.

Exemplo:

Uma pessoa que já curtiu uma publicação do seu estabelecimento no Instagram, porém, em um horário que sua hamburgueria não estava aberta.

Uma solução possível para esse problema é utilizar o remarketing, ou seja, anunciar novamente para essas pessoas em um horário comercial de sua hamburgueria, porque assim o indivíduo terá o incentivo de compra necessário.

Esse público é melhor para segmentar do que o anterior, pois plataformas como o Facebook dão a opção de anunciar só para quem interagiu com alguma publicação sua. Dessa forma é possível atingir um público mais qualificado.

Veja um exemplo de segmentação nas imagens a seguir:

Selecionando fonte de tráfego no Facebook

Cliente Quente

Nesse nível o cliente já sabe da existência de sua marca, acompanha em redes sociais, confia na qualidade e até mesmo já compra do seu produto. Aqui se encontra o objetivo final de uma estratégia de marketing para hamburguerias, um relacionamento mais sólido entre o cliente e seu estabelecimento.  

Exemplo:

Um cliente que já consome de seu produto, porém de forma eventual. Para aumentar a frequência deste cliente você pode utilizar de estratégias de fidelidade, que estão explicitadas nos próximos tópicos deste texto!

3. Produza conteúdo

Para começar a construir a imagem de sua marca, nada melhor que produzir conteúdo de qualidade em suas redes sociais. Neste tópico serão apresentadas estratégias atrativas que atuam desde formatos informativos até formas de se estimular instintos biológicos.

Food Porn

Calma, o nome pode soar um pouco estranho, mas basicamente essa é uma estratégia de marketing amplamente utilizada e com toda certeza você já viu ela em ação em algumas hamburguerias de sucesso. Sabe aquelas fotos exageradas de um lanche com o queijo escorrendo? Ou aqueles doces transbordando de recheio? Exatamente, isso é o famoso Food Porn.

FoodPorn sendo utilizado no marketing das hamburguerias Fritas e Burguers de Jaú. Imagens mostrando hambúrgueres vistosos.
Algumas hamburguerias utilizam esse tipo de publicação em conjunto com as estratégias de anúncios pagos

Essa estratégia tem o intuito de despertar o mais primitivo dos desejos do ser humano, a fome. Através do exagero nas imagens fica quase impossível não perder um tempinho analisando e desejando aquele produto. 

Geralmente essas publicações já possuem um bom alcance sem precisar pagar por isso. Agora imagine quando você fizer um anúncio pago com elas? Sem dúvidas vai potencializar seus resultados!

Observe a concorrência

Não tenha receio de ver como a concorrência bem-sucedida atua nas redes sociais! Use isto como inspiração, siga eles, estude, aprenda ao máximo sobre as estratégias de marketing de outras hamburguerias.

Para isso existem algumas ferramentas que te apresentam vários anúncios de qualquer segmento que você pesquisar, dentre elas estão o UnicornAds, e a própria Biblioteca de Anúncios do FacebookNote que algumas das imagens que utilizamos aqui foram de anúncios do Facebook, isso foi possível por causa da Biblioteca de Anúncios do Facebook.

Outra coisa que precisamos te contar é que muitas vezes as pessoas fazem anúncios com publicações que não estão no feed delas. Então com essa dica que te mostramos, é possível ver além do que está no feed de outras hamburguerias.

Veja agora como fazer sua primeira pesquisa na Biblioteca de Anúncios do Facebook:

Basta selecionar a opção “Todos os anúncios” e depois pesquisar uma palavra como “burguer” ou digitar o nome do seu concorrente.

Tela da Biblioteca de Anúncios do Facebook
Exemplo de busca na Biblioteca de Anúncios do Facebook

Receitas

Dê dicas de receitas, faça vídeos, seja criativo, invista em cativar seu cliente demonstrando maestria e propriedade no assunto. Além de ser uma ótima forma de propagar sua imagem organicamente, as pessoas amam aprender e compartilhar com outras como fazer uma boa comida!

Nesse ponto você pode até imaginar que ensinar receitas pode fazer as pessoas cozinharem em casa e não comprarem seu produto, e em alguns casos isso realmente vai acontecer, mas com essa estratégia você ganha muita visibilidade, autoridade e muitas pessoas vão preferir comprar de você do que ter todo o trabalho da fazer em casa. 

Ambiente de Trabalho

Este aqui é de suma importância para cativar aquele seguidor que ainda não sentiu o estímulo de comprar devido a falta de informações do estabelecimento. Sempre mostre como seu ambiente de trabalho é limpo e higienizado.

Nesse tópico podemos citar um grande case de sucesso para o marketing, o Pipoca do Valdir, que também serve de inspiração para hamburguerias. Uma das estratégias do Valdir foi ter um avental para cada dia da semana e em cada avental ele estampou o nome do dia da semana, para mostrar que de fato ele prezava pela higiene. Isso garantiu a autoridade e fidelidade dos clientes, proporcionando o crescimento do empreendimento do Valdir.

Coloque essas estratégias em prática e em pouco tempo já terá ótimos resultados, ainda mais em conjunto com os anúncios online.   

4. Crie um calendário de promoções

A organização de informações é indispensável para satisfazer seus clientes, sempre colete o máximo de dados a respeito de seus consumidores e monte um banco de dados. Esse processo pode ser feito em uma tabela do Excel ou Google Sheets.

Veja quais são os carros chefes da casa e foque neles, faça promoções semanais (como a quarta-feira do Big Mac), estabeleça dias e monte um calendário.

Clássico do Dia - McDonalds: Exemplo de calendário de promoções para ser utilizado em marketing de hamburguerias
Clássico do Dia – McDonald’s

Assim, além de atrair mais clientes devido à promoção, você também terá maior controle do fluxo de determinado dia, pois já sabe qual item terá o maior volume de pedidos, podendo dar aquela caprichada e conquistar mais ainda o consumidor. 

Talvez você não queria que sua hamburgueria se transforme em um Fast Food como o McDonald’s, mas ele tem boas práticas de marketing que podem ser utilizadas em hamburguerias sem perder o toque da casa.

5. Tenha um diferencial

Voltando ao raciocínio estabelecido lá na introdução, você já parou para pensar qual o diferencial do marketing das hamburguerias que se destacam dentro de um meio tão concorrido? 

Pois bem, na maioria dos casos, o dono deixa seu estabelecimento com a “sua cara”, ou seja, ele pega uma temática de sua preferência e, por já gostar do assunto, consegue transparecer com muita propriedade.

Por exemplo:

  • Identidade visual
  • Lanches personalizados
  • Nomes criativos

Nem sempre uma estratégias como essas dá certo de cara, principalmente em cidades pequenas. Dessa forma, se você já tem um estabelecimento, comece aos poucos. Faça pesquisa com seus clientes e descubra o que eles procuram, implemente a identidade visual nas redes sociais e veja o engajamento. Veja se os lanches personalizados e com nome criativos tem boa saída e depois disso já é possível testar as mudanças no próprio estabelecimento.

Identidade visual

Muitos restaurantes criam um universo dentro de seu estabelecimento, baseando-se em temáticas como esportes, filmes e gêneros musicais para sua decoração.  

Lanches personalizados

Uma outra forma de explorar temáticas é na produção de lanches e hambúrgueres personalizados. Já pensou o quão atrativo seria para uma criança um hambúrguer em formato de dinossauro? Ou até mesmo um lanche especial de dia dos namorados acompanhado de batatas fritas em formato de coração? 

Lanche em formato de coração, exemplo de ideia que pode ser usada em marketing de hamburguerias
Imagens da Johnny Rockets Group

Nomes criativos

Para completar o pacote, abuse da criatividade no seu cardápio, pessoas são curiosas por natureza. Os nomes criativos casam perfeitamente com a estratégia da identidade visual.

Imagine duas pessoas conversando, e uma fala que ontem comeu um Barracuda, quase que instantaneamente a outra pessoa irá perguntar do que se trata e onde comprou. Dessa forma, além da qualidade, você terá despertado o fator de curiosidade e criado um possível novo cliente, trazendo ele do frio diretamente pro quente.

Curiosidade:

Esse exemplo do Barracuda é da Cia 66, que mostramos as fotos anteriormente. A Cia 66 tem a temática voltada para uma garagem americana dos anos 50, então faz todo o sentido que seus lanches tenham nomes de carros da época.

O Plymouth Barracuda é um carro que foi fabricado de 1964 até 1974. Tinha um motor V8 e marcou toda uma geração. Até hoje um carro raro e cultuado pelo amantes dos automóveis.

Então, uma pessoa que vai até o Cia 66 por causa da temática, vai adorar saber que eles tem um lanche homenageando o Barracuda.

Playmouth Barracuda na emblemática cor “Plum Crazy”. Foto de Christian Castanho/Quatro Rodas

6. Ofereça um ótimo atendimento

Agora, como você já sabe como garantir um maior número de pedidos no seu estabelecimento, está na hora de você garantir que seu estabelecimento consiga suprir a demanda e tratar seu cliente da melhor forma possível. 

A equipe comercial é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Um cliente bem tratado e satisfeito sempre retorna, não é mesmo? E além de tudo, ainda favorece o famoso marketing boca a boca, também chamado de marketing de referência, no qual um cliente satisfeito acaba por recomendar seu estabelecimento a outra pessoa, assim, fazendo com que sua marca se destaque dentre outras hamburguerias.

Dependendo do público da sua hamburgueria, um ótimo atendimento é algo rápido e sem muita conversa. Porém em outros casos as pessoas podem gostar de atenção ou até de ter uma mensagem de motivação na caixa do lanche. Dessa forma é importante fazer uma pesquisa com seu público e entender como eles gostariam de ser atendidos.

7. Fidelize seus clientes

Para finalizar iremos atuar diretamente no público quente, ou seja, que já consomem seu produto. Uma hamburgueria bem concretizada sabe cativar seu cliente a ponto de despertar a preferência dele sempre que sentir vontade de comer um lanche. 

Para chegar nesse nível utilize estratégias como:

  • Cartões fidelidade
    • Exemplo: com uma determinada quantidade de lanches comprados o cliente tem direito a receber um de graça
  • Descontos
    • Exemplo: traga um amigo e receba 50% de desconto
  • Deixar o cliente a vontade
    • Exemplo: forneça luvas para que o cliente possa comer seu lanche sem se preocupar se vai se sujar ou não, proposta divertida e cativante

Agora você já está mais do que preparado para tornar seu estabelecimento uma marca registrada na mente de seus clientes, e futuramente, tornar-se a hamburgueria que alguém pensou ao iniciar esse texto!

Aqui vai um conteúdo extra para você!

Agora que já sabe como fazer para seus pedidos aumentarem, que tal saber como aumentar sua produção? Conheça a melhor modeladora para o seu estabelecimento!

Imagem padrão
Eduardo Garcez
Artigos: 6

Deixar uma resposta