Pulverizador de Herbicida para Capiaçu

Introdução

O capiaçu foi obtido por meio de um programa da Embrapa de melhoramento do capim-elefante, em 2006. Utilizado, principalmente, para a fazer rações para gado, é um capim presente em todo o País. Para a plantação do capiaçu, são feitos corredores de 70 a 110 cm e, entre eles, comumente nascem ervas daninhas que absorvem os nutrientes presentes no solo.

Devido a isso, foi desenvolvido um projeto de acoplamento agrícola com a funcionalidade de passar herbicidas para o controle de ervas daninhas.

A Necessidade do Cliente

O projeto, idealizado pelo engenheiro agrônomo Fernando Ferrari, consiste de um pulverizador que se adapte à plantação devido a sua estrutura feita de tubos que podem retrair ou expandir dependendo do espaçamento entre os corredores.

A Precisão Engenharia ficou responsável por desenvolver o projeto com base na ideia do cliente.

O Projeto

Para o desenvolvimento desse projeto, foram necessários 10 meses, onde foi dividido em etapas, sendo as principais: visita técnica, pesquisa de materiais, modelagem 3D e 2D.

Visita Técnica

A visita técnica foi realizada em Três Lagoas – MS, onde foram analisadas a plantação existente, foram feitas medidas necessárias e houve uma conversa com os produtores para melhor compreender sua necessidade.

Pesquisa de Materiais

A pesquisa de materiais foi realizada para saber qual material supria as necessidades, principalmente devido às intempéries climáticas.

Para isso, foi elaborado um documento contendo os materiais selecionados, incluindo uma lona para evitar que o herbicida atinja o capiaçu e o danifique, restringindo a área de pulverização.

Modelagens

As modelagens 3D e 2D foram elaboradas em softwares de modelagem seguindo as principais normas existentes para melhorar a visualização do projeto e contendo as informações necessárias para fabricação.

Conclusão

Durante o desenvolvimento do projeto, houve uma proximidade com o cliente, onde as novas ideias eram alinhadas e aprovadas por ele e, por causa dessa proximidade, quando era necessário fazer alguma alteração, era mais fácil adequá-la ao projeto. Com isso, foi possível atender as necessidades que o cliente apresentava.

Imagem padrão
João Bruno
Artigos: 14

Deixar uma resposta