Ensaios Mecânicos – Análise de Materiais

Atualmente estima-se que existem entre 50.000 a 60.000 tipos de materiais diferentes. O conhecimento das propriedades mecânicas dos materiais auxilia não só em fatores de segurança, mas também está intrinsecamente ligado ao preço final de um projeto. Realizar a análise de materiais é essencial para que se desenvolva um projeto.

A análise de materiais é responsável por estudar as propriedades e características inerentes do material, por meio de ensaios mecânicos destrutivos ou não destrutivos, sendo possível determinar parâmetros essenciais para que se otimize sua utilização.

Ensaios mecânicos destrutivos

Os ensaios mecânicos destrutivos levam este nome por deixarem algum sinal no corpo analisado, de forma que o mesmo possa ser inutilizável posteriormente. No entanto, estes ensaios permitem diagnosticar esforços que os produtos fabricados, ou em pesquisa irão sofrer. Ensaios de tração e dureza são exemplos deste tipo de ensaio. O primeiro permite a obtenção de parâmetros que indicam as condições em que o material irá falhar por meio de um esforço, e o segundo indica a dureza do material.

Ensaio de tração

O Ensaio de tração consiste em tracionar determinado material até sua ruptura, durante esse processo coleta-se dados da força aplicada na tração do material e da deformação do mesmo.

Esse processo permite que se possa gerar o gráfico de tensão por deformação, assim pode-se obter informações extremamente relevantes sobre as propriedades do material, propriedades como:

  • Módulo de elasticidade
  • Alongamento
  • Tensão de escoamento L
  • imite de resistência à tração
  • Tensão de ruptura
  • Comparação entre ductilidade e fragilidade dos materiais.
Máquina usada para o ensaio de tração na análise materiais por meio ensaios mecânicos

Ensaio de dureza

O Ensaio de Dureza mede a dureza do material e o mais utilizado é o por penetração, podendo ser classificado como destrutivo ou não destrutivo. O primeiro caso para objetos pequenos em que um furo danificará seriamente o objeto; o segundo, para objetos grandes em que um pequeno furo não ocasionará perda de eficiência do componente. O ensaio em si consiste em furar o material com um identor no durômetro e, em seguida, definir o tamanho do furo a partir do mesmo aparelho. Assim, faz-se um cálculo e define-se a dureza do material (as unidades de dureza mais comuns são Brinell e Rockwell).

Ensaios mecânicos não destrutivos

Os ensaios mecânicos não destrutivos são caracterizados por não danificar o objeto de análise, usando técnicas não invasivas para determinar a integridade de um componente, estrutura ou material, sendo vantajoso do ponto de vista econômico. O ensaio de líquido penetrante pode ser tomado como exemplo, e consiste na identificação de possíveis descontinuidades, como trincas e poros no material.

Ensaio de líquido penetrante

Esse ensaio consiste um um líquido penetrante não destrutivo que é aplicado sobre a superfície da peça, a mesma deve ter certo acabamento para que o processo seja realizado. Depois da aplicação, o excesso é retirado e dessa forma o local onde o defeito está presente fica destacado em relação aos demais.

Se você deseja realizar uma análise de materiais por meio de ensaios mecânicos, entre em contato conosco!

Imagem padrão
willyazevedo
Artigos: 9

Deixar uma resposta